O que é uma substância pura?
O conceito de pureza depende de como enxergamos algo. Para responder a pergunta, pense no seguinte exemplo:
Imagem de Michael Tavrionov por Pixabay |
Ao encher um copo com água da torneira, só adicionamos água, só enxergamos água, então podemos concluir que temos a substância pura, água.
No entanto, se pensarmos de maneira microscópica, no que não conseguimos observar a olho nu, é bem provável que junto com a água da torneira existam outros compostos utilizados em seu tratamento, como cloro e flúor.
Se pensarmos deste modo, concluiríamos que a água não está pura, pois existem outras substâncias junto com ela, essa mistura de substâncias de características visualmente uniforme é o que classificamos como mistura homogênea.
Sobre concentrações, inclusive, de acordo com o Ministério da Saúde, recomenda-se que a água tenha no mínimo 0,2 mg/L (miligramas por litro) de cloro residual, para eliminar possíveis bactérias e outros micro-organismos.
Enquanto que o teor de flúor recomendado varia próximo a faixa de 0,6 mg/L (miligramas por litro).
Na teoria, se denomina uma substância pura, aquela que possui características químicas e propriedades físicas constantes.
Isto é muito comum quando se analisa gráficos de mudanças de estados físicos, diferenciando substância pura, mistura eutética e mistura azeotrópica.
Isto é muito comum quando se analisa gráficos de mudanças de estados físicos, diferenciando substância pura, mistura eutética e mistura azeotrópica.
E qual a diferença de substância simples e composta?
Substância simples - é formada por um único elemento químico.
Exemplo: N2, O2, H2, Fe.
Substância composta - é formada por mais de um elemento químico.
Exemplo: NaCl, CO2, H2O.
Fica o alerta para não confundir os conceitos, pois podem existir substância simples pura e substância composta pura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário