De modo geral, podemos estabelecer 4 fatores principais que afetam a velocidade das reações químicas:
➽ Temperatura
➽ Concentração
➽ Superfície de Contato
➽ Catalisador
Na cinética Química, assunto que relaciona o movimento das moléculas e a velocidades das reações também estudamos a Teoria da Colisão. Assim deve-se entender com clareza o que ela propõe, para justificar como os fatores conseguem afetar a velocidade das reações.
Mas então, como esses fatores podem influenciar a reação química?
Uma resposta simplificada...
Para TEMPERATURA:
quanto maior a temperatura ⤍ maior a agitação das moléculas ⤍ assim, maior a possibilidade de choque entre as substâncias ⤍ e maior chance de acontecer a reação.
Para a CONCENTRAÇÃO:
quanto maior a concentração ⤍ maior a quantidade de moléculas ⤍ assim, maior a possibilidade delas se chocarem ⤍ e maior chance de formação de novas substâncias.
quanto maior a concentração ⤍ maior a quantidade de moléculas ⤍ assim, maior a possibilidade delas se chocarem ⤍ e maior chance de formação de novas substâncias.
quanto maior a superfície de contato ⤍ maior a possibilidade de interação entre as moléculas ⤍ assim, maior a chance de uma colisão efetiva ⤍ e maior chance de formação de produtos.
Um bom exemplo disso, é comparar o tempo da reação de um medicamento antiácido com água, usando mesma quantidade um comprimido e um envelope. A reação com o medicamento do envelope é mais rápida pois ele pode ser pulverizado por toda superfície da água, enquanto que o comprimido tem sua área de reação com a água limitada a área do comprimido.
Para o CATALISADOR: ele atua diminuindo a energia de ativação da reação, para facilitar, podemos pensar que quando se utiliza um catalisador ele encontra uma atalho para a reação ocorrer mais rapidamente.
Abaixo disponibilizo um mapa com alguns conceitos importantes para serem estudados quando se trata de Cinética Química.
Nenhum comentário:
Postar um comentário