domingo, 16 de abril de 2017

Álcool, enol e fenol

Quase igual mas é bem diferente!


São funções orgânicas, isto é, compostos que apresentam características e propriedades semelhantes. 
No entanto, apesar de parecidas suas fórmulas estruturais, não são iguais.


Essas funções podem ser diferenciadas da seguinte maneira:

Álcool - tem como grupo funcional a hidroxila ou oxidrila (OH) ligada a um carbono saturado - carbono que só faz ligações simples. Veja o exemplo do etanol abaixo.

Os álcoois podem ser diferenciados pelo número de hidroxilas em sua estrutura, sendo assim, uma hidroxila define um monoálcool, duas hidroxilas um diálcool e mais de duas hidroxilas na mesma fórmula estrutural caracteriza um poliálcool.

Glicerina ou glicerol como é conhecida popularmente é um poliálcool, seu nome conforme as regras da IUPAC é propanotriol, veja fórmula a seguir:
Os álcoois podem ainda ser classificados como terciários, secundários e primários isso depende apenas do tipo de carbono onde o grupo funcional hidroxila (OH) está conectado.

Como exemplo de álcool secundário podemos observar o Propan-2-ol também chamado de isopropanol ou álcool isopropílico (fórmula estrutural abaixo) que é um tipo de álcool muito usado para limpeza de Celulares e aparelhos eletrônicos por minimizar a possibilidade de oxidação dos componentes.


Enol - tem como grupo funcional a hidroxila ou oxidrila (OH) ligada a um carbono que faz uma ligação dupla com outro carbono. No exemplo abaixo, temos o etenol.

Os énois aparecem com frequência no estudo de isomeria, em especial na Tautomeria. Nesta situação têm-se duas funções químicas diferentes em equilíbrio dinâmico, os equilíbrios estudados são ceto-enólico e aldo-enólico.

Fenol - tem como grupo funcional a hidroxila ou oxidrila (OH) ligada a um carbono de anel aromático. 

fenol comum ou hidroxibenzeno foi utilizado por muitos anos como fungicida, mas seu uso ficou desaconselhado logo após a descoberta de seu potencial tóxico e corrosivo.

15 comentários:

  1. Ficou bem fácil de se entender.Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom !
    Tirou bem minhas dúvidas

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Para o fenol a terminação do nome é OL (semelhante ao álcool) ou inicia-se o nome com hidroxi, as duas formas são aceitas além de nomes usuais. Enquanto que enol e álcool seguem a tabela de nomenclatura disponível no post A Química Orgânica e o 3ºano do Ensino Médio.

      Excluir
  4. Meu Deus vey... Aprendi em 2 segundos, só lendo o básico... Obrigadaaaa❤

    ResponderExcluir
  5. Professor tem algum tipo de agrotóxico que tem Enol na sua composição?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. (Não posso afirmar) Mas acredito ser pouco provável. Os enóis são muito instáveis, em geral eles se transformam em aldeído ou cetona. O que posso escrever é que existem muitos agrotóxicos e o mais comum é a presença de algum tipo de álcool insaturado na sua composição.

      Excluir
  6. e quando existe uma insaturação na cadeia e o oxigenio nao esta ligado nela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Podem ser muitas funções diferentes que tenham oxigênio, tais como: cetona, aldeído, ácido carboxílico, éster, entre outros. Dependendo da dúvida mande-me mensagem no twitter ou instagram @Feldspato, se puder lhe ajudo.

      Excluir
  7. Perfeito! Muito obrigada! Ajudou bastante!

    ResponderExcluir
  8. estou com uma duvida o enol pode estar ligado ao anel aromático ?

    ResponderExcluir